abril 17, 2010

Pulseiras, pulseiras, e SEXO eis a questão!

Tenho recebido e-mail's e também lido reportagens sobre as pulseiras que as crianças/adolescentes estão usando e seu significado (supostamente sexual)!
Isso rapidamente se tornou uma febre, lembro-me que mesmo antes disso vir a tona já havia percebido que tanto uns quanto outros já as usavam.
São pulseiras plásticas (e cá pra nós, resistentes) de várias cores que me chamaram atenção e me agradaram pra dizer a verdade!
Agora, circunstancialmente estão sendo execradas, rsrsrs, porque descobriram que a febre vem dos Estados Unidos e que lá cada cor tem um significado do que a pessoa (supostamente) estaria disposta a fazer (erótica e sexualmente falando).
Não vou colocar aqui as cores e seus significados, isso vem sendo divulgado insistentemente, parece até com intenção de chamar a atenção de quem as usa para o fato!

Gerou pânico em muitas escolas, pais e outros, mas o que tenho observado é que a tal conotação sexual foi o que mexeu mais com todo mundo.
Na verdade percebi que ninguém sabe o que fazer, nem o que dizer, ou seja, o sexo, como antigamente, continua sendo um tabu.
Que horror...Não o uso da pulseira, mas o medo que isso gerou...
Primeiro é necessário saber se a criança/adolescente sabe o significado dessa brincadeira que os adultos consideram séria!
Depois se está disposta a brincar disso... (ai que medo que esteja parece ser o que pensam pais e professores, mas minha experiência mostra que não estão, ainda...a maioria pelo menos).
Finalmente, principalmente, e sobretudo,  é preciso falar sobre sexo com crianças e adolescentes, sempre foi, com pulseira ou sem ela!
E orientar, caso esteja ou não disposta ou preparada para isso e mesmo assim deseje usar a tal pulseira! Só isso!
Liberdade também está envolvida nesse assunto, pois a criança/adolescente tem direito de usar a pulseira e não estar disposta a brincar (de fazer sexo).
Parece fácil, mas como tenho observado, continua sendo difícil...(beeeem mais do que fazer, falar do assunto!)

2 comentários:

Sueli disse...

Méinha, sensacional! Eu até ia colocar lá no blog, também. Gostei das pulseiras, e, como disseste,começam a mandar emails e execrá-las nas Escolas, quando a maioria que usava, nem sabia o q significavam cores ou que se referiam a 'chamativos sexuais'e ou 'eróticos'.
Pois bem: agora sabem, rsrsrs, de tanta 'pressão' em cima de algo que mesmo sendo com fins 'eróticos e sexuais', NÃO MUDA o fato de que cada criança, jovem, etc NÃO PRECISA E NUNCA PRECISOU DISSO PARA APELAR SEXUALMENTE.
O apelo sexual é mais ou menso intenso, dependendo de cada um! E, no mínimo, cada família deveria saber como pensam e agem os seus filhos, com ou sem pulseiras.
Muitos nem usam pq não acham tão bonitinhas.
O fato é que os hormônios falam mais alto , como está acontecendo já há tempo, e só podemos orientar, como sempre fiz com alunos mais 'apelativos'.Qualquer outra atitude é 'desastrosa', como acabou ficando a tal 'pressão'.
Parabéns Méinha, adorei esta postagem!
Bjs almada!

Janete disse...

Parabéns Méinha pelo post. Esse assunto vem gerando muita polemica entre pais, professores, diretores e outras autoridades.
Nós sabemos que "pulseira ou pulseiras" são acessórios e se essas pulseiras "ditas" transmitem um código secreto, já não tão secreto assim, pois o significado das cores está exposto em jornais, revistas e internet, estão fazendo este estrago é porque nós estamos errando em alguma coisa. Será que as famílias já olharam para as estruturas familiares e perceberam algum erro? Se não conseguemos ver os nossos erros na na nossa família, como podemos culpar os outros ou as pulseiras????